sábado, 6 de junho de 2009

Patrimônio cultural paraense.

Felizes os que celebram a vida. Mas precisamente falando, a valorização das culturas de cada região. Através dela podemos expressar um movimento, um sentimento ou uma nação, fatos que encaixam em uma palavra chamada "tradição".
As vezes, cometemos enganos e quanto mais tentamos consertar, mais a situação piora. É comum as pessoas julgarem uma simples cultura, com base na sua própria. Erros muito grandes, que cometia até uma certa época. Depois comecei a enxergar a realidade. Então, mais tarde, a pessoa acaba ficando à favor naquilo que contrariava anteriormente, não tendo caráter para envergonhar-se.
Batidas de tambor e instrumentos de percussão, banjo afinado, o seu som coincidindo com a guitarra acústica, os dançarinos marcando os passos exatamente com as batidas harmonizadas em um ritmo muito popular da nossa região, o famoso "carimbó".
Só ele expressa a tradição da música popular paraense, onde muitos o conhecem, as pessoas sentem-se maravilhadas ao ouvir o seu som, esses fatores o fez tornar um patrimônio.
Sendo assim, felizes os que "ouvem" o carimbó, que defendem e consideram como cultura. Por outro lado, ignorantes os que não conhecem dessa beldade.
(Renan Oliveira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário